top of page

Entendendo os problemas respiratórios

O tempo frio e seco, caracterizado pela baixa umidade do ar, favorece o surgimento ou agravamento dos problemas respiratórios. Mas, alguns fatores internos fazem com que fiquemos mais propensos a estes problemas. Vamos, portanto, entender algumas disfunções, segunda a visão metafisica:

Problemas respiratórios, pulmão
Problemas respiratórios


Gripes e Resfriados

Tornamo-nos vulneráveis à gripe quando surgem situações novas ou mesmo pequenas mudanças as quais não nos sentimos preparados para lidar com elas, ou mesmo quando temos que lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, isso gera uma confusão interior o que propicia o surgimento da gripe. O repouso, tão necessário para a recuperação, é uma espécie de fuga para colocar as ideias em ordem.

Coriza

Representa o choro interno, a tristeza guardada no íntimo. A coriza incomoda muito e é como se fosse um pedido constante de ajuda.

Congestão Nasal

Ocorre quando não há uma solidez interior, ou seja, não se está seguro naquilo que sente e qualquer coisa lhe afeta.

Tosse

Trata-se do desejo de ser escutado e/ou mesmo a tentativa de eliminar crenças e valores que provocam conflitos internos. Representa aquilo que guardamos dentro de nós, mas que precisamos nos desfazer.

Rinite

É a busca para ser uma pessoa exemplar, não se permitindo errar, podendo algumas vezes estar ligada ao sentimento de culpa, que nem sempre é real.

Sinusite

A causa é uma profunda irritação com pessoas próximas, muitas vezes geradas por expectativas que não são correspondidas.

Bronquite

Bronquite lembra a palavra bronca, ou seja, quando a pessoa se sente agredida, gerando dificuldades para ela relacionar-se com o ambiente, preferindo se isolar e permanecer caladas, ou mesmo ter a necessidade de chamar atenção, se revoltando.

Pneumonia

Surge quando se perde o prazer e o entusiasmo pela vida, normalmente por ter se doado muito à outra pessoa sem haver uma troca.

Como sempre digo, os problemas de saúde surgem para fazer com que prestemos mais atenção em nós mesmos, por isso espero que este texto tenha lhe ajudado a criar consciência, pois somente assim você conseguirá resolver as causas de seus problemas.

Na próxima matéria falarei sobre óleos essenciais que poderão auxiliar não apenas nos sintomas dos problemas respiratórios, mas também nas suas causas.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page