top of page

Óleos vegetais

Os óleos vegetais também devem ser 100% naturais e os melhores são os extraídos através de prensagem a frio das sementes, dos frutos ou das nozes, dependendo da planta.


Óleos vegetais e carreadores
Óleos vegetais

Esses óleos são muito utilizados na pele, pois possuem efeitos nutritivos e hidratantes, auxiliando na proteção da pele, inclusive contra a perda excessiva de líquidos. São comumente utilizados puros no pós-banho, massagens, ou compondo cremes e loções.


Também são extremamente úteis para diluir os óleos essenciais, por isso são chamados também de óleos carreadores, pois desempenham muito bem a função de “carregar” o óleo essencial.

Diferentemente dos óleos essenciais, os óleos vegetais não são solúveis em álcool, não são voláteis e seu aroma é bem suave.


Os óleos são muito utilizados pela indústria cosmética, mas é importante salientar que os óleos vegetais permitem a respiração cutânea, diferentemente dos óleos minerais que podem causar a oclusão dos poros, repelindo água e impedindo a absorção de outros ativos benéficos a pele, criando uma barreira. Além disso, os óleos minerais são derivados do petróleo, portanto não são naturais.


Alguns óleos comuns são a semente de uva, as amêndoas, o germe de trigo e outros mais recente como o pracaxi, a andiroba e a groselha negra.




Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391


18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page