top of page

Óleos essenciais uso terapêutico e/ou uso gourmet

Você sabia que os óleos essenciais podem ser utilizados além do uso terapêutico? Sim, eles são empregados pela indústria cosmética, perfumaria, farmacêutica e alimentícia.


Que os óleos essenciais também são utilizados na cosmética, perfumaria e farmacêutica, provavelmente você já tenha escutado, pois são praticamente áreas correlatas do uso terapêutico. Afinal você já deve ter relacionado na sua mente o uso do jasmim num perfume, um creme anti-idade com Immortelle e até mesmo o efeito ansiolítico da lavanda num medicamento como o Silexan.

Óleo essencial
Diferentes usos de óleos essencial

Mas o que algumas pessoas não sabem, é do emprego dos óleos essenciais como flavorizante pela indústria alimentícia. Flavor se refere a sabor, que seria uma combinação de paladar e cheiro, parece estranho mas faz sentido quando você se lembra de quando você está gripado e come algo, você não sente o sabor do alimento.


De forma geral tanto para uso terapêutico, cosmético e perfumaria eles são notificados na Anvisa como insumo cosmético, já aquele utilizado para fins flavorizantes são notificados como aditivo alimentar e se fizerem parte do mesmo grupo empresarial, precisarão ter estruturas completamente separadas. Esse foi o caso da Laszlo que acabou de lançar uma linha de óleos essenciais gourmet, eles na realidade serão vendidos pela Therra Aromas e Sabores, que é o braço gastronômico da Laszlo Aromaterapia.


Importante ressaltar também que existem muitos outros tipos de flavorizantes, eles podem ser naturais ou sintéticos, diluídos ou não, então sempre leia atentamente as instruções na embalagem do produto.


Se você quer utilizar óleos essenciais tenha certeza que eles possuem qualidade suficiente para serem ingeridos. Na realidade nada deve ser alterado de um óleo considerado cosmético/terapêutico para um óleo gourmet, a qualidade deve ser a mesma ou seja você pode usar um terapêutico num bolo ou um gourmet num cosmético, pois o que muda é apenas a notificação na Anvisa.


Vou preparar para vocês um post sobre o uso dos óleos gourmet, até mais!



Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page