top of page

Uma gota de óleo equivale a x xícaras de chá?

Você já deve ter escutado essa frase entenda qual a verdade e o engano desta afirmação.

Planta alecrim e óleo essencial
Planta alecrim e óleo essencial

É bem provável que você já tenha escutado falar que uma gota de óleo essencial equivale a um número x de xícaras de chá? Alguns falam, 20, 25, 30 e outros chegam a falar em 40 xícaras.


Em primeiro lugar o número de xícaras é realmente variável, levando em consideração que os rendimentos de espécies botânicas são diferentes, por exemplo, para obter 1 litro de óleo essencial preciso de 100 kilos no caso do alecrim (Salvia rosmarinus) ou 1000 kilos de pétalas de néroli que é a flor da laranjeira, consequentemente teremos 5 gramas da planta por gota de alecrim ou 50 gramas de pétalas por gota de neróli. Considerando que para preparar uma xícara de chá usamos em média 2 gramas de erva, teremos em uma gota de óleo essencial 2 xícaras de chá alecrim ou 25 xícaras chá de néroli. Mas sinceramente vamos deixar a matemática de lado, você vai entender que há fatos mais relevantes.


A realidade é que essa expressão é quase uma licença poética, pois ela não reflete a verdade de forma integral, ela foi e ainda é empregada de forma a ressaltar o quanto apenas uma gota de óleo essencial é potente, pois temos inúmeros princípios ativos de forma concentrada. Então essa é uma tentativa de mostrar as pessoas a necessidade de cautela no uso dos óleos essenciais, evitando o uso exagerado, já que por vezes consideram, que apenas uma gotinha a mais ou a menos, não faz diferença.


Mas há uma outra realidade que pessoas que não entendem de química orgânica desconsideram, e que é a mais importante, os princípios ativos obtidos em um chá, são diferentes das moléculas presentes nos óleos essenciais. Uma planta possui inúmeros princípios ativos como: alcaloides, taninos, flavonoides, saponinas, mucilagens, pigmentos, ceras, ácidos graxos e compostos orgânicos voláteis. A grande questão é que parte desses princípios tem afinidade hidrofílica ou seja são solúveis em água e outra parte são lipossolúveis, ou seja possuem afinidade com gorduras. Portanto se você fizer uma infusão (popularmente referido como chá) ou obter um óleo essencial da mesma espécie vegetal, você não terá as mesmas substâncias nem as mesmas propriedades. Ou seja, o processo de obtenção e os veículos extratores dos bioativos, são decisivos no que iremos obter em termos de moléculas e esse tema é inclusive uma das questões que devemos ter o máximo de cuidado ao ler pesquisas cientificas, para verificar se as moléculas indicadas são as que estão disponíveis no produto que temos em mãos. Espero que o texto tenha ajudado a entender melhor essa questão.


Abraços,


Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391


108 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page