Treinamento para perda do olfato

Houve um aumento no número de pessoas que perderam o olfato, pois essa é uma das consequências mais comuns da COVID. Mas há esperança, ele pode ser recuperado com um bom treinamento olfativo.

Mulher sentindo aroma alecrim. Amigos a mesa ficando sem cor.
Perda do Olfato - foto AbScent

De uma forma simplificada o cheiro ocorre quando moléculas aromáticas voláteis entram no nosso nariz, alcançando células nervosas que captam essas moléculas enviam sinais eletromagnéticos que incluem não só a percepção do cheiro mas inúmeras outras informações ao cérebro. A perda do olfato pode ocorrer por diversos motivos acidentes que causaram traumas, má qualidade do ar, uso de drogas, infecção viral e outros. A perda total do olfato é conhecida como anosmia, ou hiposmia quando a perda é parcial.


Muitos de nós, em algum momento da vida perdeu parte do olfato devido uma gripe forte ou uma sinusite, mas em geral, logo voltávamos a sentir os aromas que nos cercam. Hoje é diferente com o pós-covid, algumas pessoas estão há meses sem olfato.

E a pandemia nos trouxe consciência da importância do olfato, pois ele impacta diretamente num outro sentido: o paladar.


Essa combinação de não conseguir sentir os cheiros e por consequência não sentir o sabor, tem um grande impacto na qualidade de vida, parece que sem eles não conseguimos estabelecer laços com o mundo, faz com que a vida se torne opaca, sem cor. Só aqueles que passaram sabem, é como se uma conexão com o mundo fosse rompida, os sentidos da fisicalidade, dos prazeres, das sensações, são literalmente comprometidos, tendo uma infinidade de consequências que seria impossível listar aqui neste mero texto.


Existem vários trabalhos sérios e aqui trago um mix entre as sugestões da AbScent e a minha experiência pessoal, para o seu treino olfativo, que consiste em:


1- Escolha 3 ou 4 aromas diferentes

- escolher 3 aromas bem diferentes, eu fiz com óleos essenciais (Canela, Espruce e Laranja doce);

- a AbScent sugere 4 aromas, sendo: óleo de Limão, Rosa, Cravo e Eucalipto;

A AbScent dá uma dica que fez diferença para mim, se for realizar o treino com óleos essenciais busque colocar num potinho com uma boca maior isso facilita a saída das moléculas odoríferas, o vidro com conta-gotas é muito pequeno. Eles sugerem que coloque um papel no fundo, mas eu coloquei algodão e funcionou super bem, poderia ser também papel de filtro de café.



2 – Cheirar de forma consciente 1 ou 2 vezes ao dia por 20 segundos cada aroma.

Digo de forma consciente pois deve ser feito com calma, concentrando-se no que está fazendo e avaliando a sua percepção, o que está sentindo. Evite distrações.


Considerações:

É importante escolher aromas diferentes e cheirar sempre os mesmos aromas. Isso é importante pois quando sentimos um aroma, ele nos parece como um bloco único de moléculas, mas um aroma é composto por inúmeras moléculas voláteis e cada uma possui seu receptor. Você talvez perceba ao longo dos dias que sente mais uma ou outra molécula. Como trabalho com aromaterapia e conhecia os aromas era como se percebesse eles de certa forma vazios, mancos, faltando algo e ao longo dos dias de treino, você vai perceber que ocorre algumas oscilações. Parecem haver dias melhores e piores, mas ao longo de quase dois meses de treinamento consegui voltar a sentir os aromas completos, então quando falamos em diferentes aromas, são diferentes moléculas, mas manter os mesmos aromas nos ajuda a ter uma base de comparação.


É importante também que os aromas sejam de fontes naturais, desta forma evitamos que ocorra uma maior irritação e sensibilização do sistema olfatório. Ou seja, evite produtos sintéticos como essências, produtos de limpeza, não é a potência do aroma que vai auxiliar pelo contrário. Se você quer uma opção caseira sem gastar muito algumas sugestões são café, cravo, fruta cítrica, alho, cebola, enfim a sua cozinha pode ser a fonte doa aromas, mas lembre-se eles não podem faltar ao longo do período que pode ser meses. Ou então faça um mix por exemplo café em pó, cravo e óleo essencial de laranja.


Veja que esse treinamento é um convite ao autocuidado, a prestar atenção no seu corpo e as suas sensações. Enfim eu espero que esse treino ajude a retomar os seus sentidos em sua plenitude, trazendo o colorido que eles proporcionam, mas entenda também que esse é um convite da vida para você valorizar essa máquina complexa chamada corpo, valorizar também nossos sentidos e percepções, um convite a se voltar ao momento presente, voltar a atenção para si.


Ah e se quiser baixe o folder do treino que a AbScent preparou.

AbScent How_to_ST_fold_brochure_w_diary_Dec_2019_PORTUGUESE
.pdf
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Te desejo plena recuperação.


*AbScent é uma instituição do Reino Unido voltada a recuperação do olfato.