top of page

Qual a importância do CertAroma

CertAroma é a Certificação Nacional em Aromaterapia, foi desenhado por um comitê de aromaterapeutas dentro da Abraroma – Associação Nacional de Aromaterapia e Aromatologia.

Logo Cert Aroma - Certificação em Aromaterapia
CertAroma Certificação Nacional em Aromaterapia

Semana passada participei de uma mesa redonda no evento "Apaixonados por Aromaterapia", promovido pelo Grupo Essence, o tema "Como foi obter o CertAroma", e foi realizado com as primeiras aromaterapeutas certificadas no Brasil. Sendo elas em ordem alfabética: Elisabete de Oliveira, Elisabete Napoleão Lima, Ellô Pianowski, Erica Miele, Liane Baccar, Luciana Donadelli, Maria Aparecida Mota, Marilda Souza, Taís Rafaela Lemos e eu Janaina Sauer Rosa.


O CertAroma é a Certificação Nacional em Aromaterapia, foi desenhado por um comitê de aromaterapeutas dentro da Abraroma – Associação Nacional de Aromaterapia e Aromatologia. Para obter esse certificado o profissional comprova que:

a) completou 260 horas em cursos de aromaterapia;

b) comprovou experiência prática em atendimentos com aromaterapia;

c) foi aprovado na Avaliação Final da CertAroma e

d) comprometeu-se com o Código de Ética Profissional da Associação


Você pode consultar todas as informações no site da Abraroma http://aromaterapia.org.br


Mas eu gostaria de ressaltar porque como aromaterapeuta acho importante essa certificação. A partir da inclusão das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, ocorreram dois fatos relevantes. Em primeiro lugar um grande aumento no mercado, tanto na oferta de cursos, como terapeutas e até mesmo produtos, o que tem seu lado positivo, pois essas práticas podem beneficiar mais pessoas, mas infelizmente nem todas pessoas e cursos são realmente qualificados. Por outro lado houve um grande ataque de outras classes, como médicos e cientistas, tentando desqualificar várias técnicas, dentre elas a aromaterapia. Enfim um cenário que pode tornar a nossa classe extremamente vulnerável.


Eu comecei a estudar aromaterapia há mais de 10 anos, e depois do primeiro curso de apenas um fim de semana, a gente se empolga, achando que descobriu algo mágico, a cura de todos os males da humanidade, mas nesse ponto da jornada sinceramente nós não temos noção da grandeza e da complexidade desses pequenos vidrinhos contendo óleos essenciais.


Se você busca um curso ou um atendimento em aromaterapia ou qualquer outra Prática Integrativa, busque informações sobre o profissional, o curso e/ou o professor, hoje vejo muita gente reclamando por exemplo aqui na Rosa de Luz, que o barato saiu caro. Se você gostaria de passar por uma consulta com um aromaterapeuta, também sugiro que busque um profissional certificado, o que pode ser consultado na página da Abraroma também.


Nós aromaterapeutas estamos trabalhando com bem estar e saúde e temos que ter consciência da responsabilidade que essa prática implica. Assim como os médicos estamos lidando com vidas e como não queremos um médico que estudou um mês, acho que o aromaterapeuta também precisa mostrar que está preocupado com a qualidade e seriedade, que essa técnica merece. Além disso os médicos também não dão consultas e definem protocolos em redes sociais então precisamos pensar nas implicações que isso pode causar, você tem informações suficientes? Em geral reclamamos que a medicina não está olhando o ser como um todo e nós estamos? Estamos valorizando o papel de um terapeuta sério, comprometido e responsável, ou estamos desvalorizando nossa profissão. De que forma estamos colaborando para a construção sólida de uma categoria.


Apesar da profissão de aromaterapeuta ser autoregulamentada e ter uma formação livre, é através desse tipo de certificação que mostramos ao mercado que estamos preocupados com a formação através de uma grade curricular mínima, e que ter uma capacitação profissional e uma atuação séria e condizente com a responsabilidade que é de cuidar do ser humano. Cabe a nós incentivar o uso consciente e de acordo com o quadro individual do interagente, para obter bons resultados.


Minha sugestão para quem quer buscar a certificação, não entre na ânsia onde só o certificado importa, não foque apenas no objetivo de alcançar as 260 horas, desfrute e valorize o caminho a certificação será consequência do seu esforço. Além disso, você pode se filiar a Abraroma mesmo sem ser certificada e se manter por dentro do que acontece no mercado. E sinceramente os estudos nunca acabam, sempre há novas pesquisas, novas plantas, então prepare-se para estar constantemente atrás de informações. Aliás tenho um vídeo no youtube que falo sobre a minha visão e experiência durante a formação, você consegue assistir aqui.


Enfim, cabe a nós construir essa credibilidade em conjunto, só assim podemos conquistar o respeito como uma classe profissional, mostrando que estamos preocupados em oferecer um trabalho sério, comprometido e ético.


Desta forma será mais fácil nos resguardar tanto de outras classes que poderão querer se intrometer ou apossar da aromaterapia, quanto podemos ter uma representação séria perante os órgãos governamentais e até futuras leis que possam interferir na nossa profissão.


Então acho que o futuro depende da nossa organização hoje, cabe a nós aromaterapeutas resguardar essa prática.



Janaina Sauer Rosa foi a quarta terapeuta certificada no Brasil.


Acesse aqui gravação da mesa redonda no evento "Apaixonados por Aromaterapia".


Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta CertAroma ABRAROMA P245-C0004

Sinaten CTN-SP 02391


Terapeuta atua com diversas ferramentas como mesa radiônica, terapia floral pelo sistema de Saint Germain, aromaterapia e harmonização de chakras, reiki, bioenergética, fitoenergética, thetahealer dentre outros.

Idealizadora e proprietária da Rosa de Luz.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page