top of page

Qual a diferença de um óleo essencial CO2?

Os óleos essenciais que são extraídos por um método intitulado supercrítico, são identificados com a denominação CO2 em seu nome.

Equipamento para extração supercrítica CO2
Equipamento para extração supercrítica CO2

Mas para melhor compreensão primeiro vamos explicar o que é uma extração supercrítica, em geral é uma extração a alta pressão utilizando dióxido carbônico (CO2), por isso o nome.


O processo consiste numa combinação de temperatura e pressão controlados, onde as plantas são colocadas em um recipiente onde o dióxido de carbono líquido é injetado servindo como solvente, quando a pressão diminui, o dióxido retorna ao estado gasoso não deixando nenhum resíduo no produto final.

Em geral esses óleos são mais caros, pois este processo de obtenção tem um custo mais elevado devido a tecnologia e maquinário empregado.

Por outro lado, esses óleos são mais ricos em componentes com maior peso molecular, sendo normalmente mais densos e podendo apresentar inclusive coloração diferenciada. Um óleo CO2, possui um aroma muito similar ao da planta "in natura", isso pode ser comprovado inalando um óleo de alecrim ou gengibre. Então teremos uma diferença substancial e por vez desejável não só no aroma mas quimicamente, no caso do gengibre extraído via CO2 ele conta com um diterpeno que é o gingerol, que traz a pungência presente no rizoma. O gingerol é um poderoso antioxidante e ajuda a ativar o metabolismo, sendo útil tanto para casos de queima de gordura e emagrecimento, estudos ainda tem revelado que ele pode ser um anticancerígeno de largo espectro.

Em alguns produtos você ainda vai achar mais duas designações complementares, CO2-TO indica que o óleo possui "todos" os princípios ativos ou CO2-SE que significa que os componentes de interesse foram "selecionados".

Assim como essas moléculas são muito pesadas e não são obtidas por destilação, elas também não terão força para o uso em difusores, então sempre dê preferência para outros usos.

Você encontra óleos essenciais extraídos via CO2 na nossa loja.



Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page