top of page

O que são óleos essenciais

São substâncias naturais, voláteis a temperatura ambiente, aromáticas, lipossolúveis, concentradas e com propriedades terapêuticas.

Vidro óleo essencial e lavanda
Óleo essencial lavanda

Óleos essenciais são um conjunto de compostos orgânicos voláteis, obtidos por um processo físico de extração. Ou seja, as plantas aromáticas produzem vários princípios ativos, dentre eles os compostos voláteis e aromáticos que podem ser obtidos por um processo físico de extração, que pode ser por destilação de arraste a vapor que é o mais comum, mas há outros métodos como: hidrodestilação, turbodestilação, hidrodifusão, prensagem a frio, extração por solvente ou hipercrítico), após esse processo há a obtenção do óleo essencial.


Portanto podemos dizer que os óleos essenciais são substâncias naturais, desde que não tenham sido adulteradas, o que é muito comum, infelizmente, por isso inclusive que o portfólio da nossa loja é restrito a algumas marcas que confiamos.


Os óleos essenciais são lipossolúveis, super concentrados, por isso diluímos previamente, em algumas formas de uso. Cada óleo possui uma característica aromática e eles são formados por moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e mais raramente nitrogênio e enxofre. Essas moléculas formam cadeias leves, com 10 ou 15 átomos de carbono, as vezes alcançam a 20 carbonos, por isso possuem a característica de serem voláteis a temperatura ambiente.


A extração deve ser proveniente de plantas botanicamente definidas, para que se tenha certeza dos compostos presentes no óleo, normalmente confirmados através de um exame chamado cromatografia e espectrometria de massa. Um óleo possui inúmeros desses compostos e com base nisso é que teremos suas propriedades e ações terapêuticas. Importante saber que tanto a espécie botânica como a forma de obtenção, irão influenciar as moléculas presentes nos óleos essenciais e consequentemente suas aplicações.



Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391


9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page