O que é aromaterapia

Atualizado: Jul 27

É o uso terapêutico dos óleos essenciais extraídos das plantas, que possuem uma alta concentração de princípios ativos, onde uma das principais características é o aroma.

Glândulas secretoras hortelã pimenta

Os óleos essenciais podem ser encontrados em pequenas bolsas existentes na superfície das folhas (a imagem acima é de uma folha de hortelã), mas também em outras estruturas presentes nos frutos, nas flores, ou até mesmo no interior de talos, cascas e raízes.


Assim como os demais produtos provenientes de plantas, os óleos essenciais também devem ser identificados pelo nome botânico, pois somente assim teremos certeza de quais princípios ativos que compõem aquele óleo. Eles são extremamente concentrados, e por isso não devem ser utilizados na pele sem diluição, que deve ser realizada nos chamados produtos carreadores que podem ser: óleos vegetais, cremes, géis, álcool de cereais.

Não devemos confundir óleos essenciais com essências. As essências são artificiais, menos voláteis e mais baratas, e normalmente buscam reproduzir o aroma dos óleos essenciais, mas não possuem princípios ativos dos óleos e muito menos efeito terapêutico, servindo apenas para perfumar.

Esta terapia é utilizada para equilibrar a saúde física através dos princípios ativos, a saúde psicoemocional que tem seus efeitos mais notáveis através da olfação e também o efeito energético, já que os óleos representam a força vital daquela planta.

A seleção dos óleos essenciais deve ser feita por um aromaterapeuta qualificado, que irá indicar a melhor forma de utilizar de acordo com o que será tratado, respeitando também os cuidados fundamentais na prescrição, levando em conta inclusive algumas contraindicações e especialmente o caso especifico do cliente em questão.



Hashtags:
#óleosessenciais #aromatologia #aromaterapia
0 visualização

Siga

  • YouTube Rosa de Luz
  • Instagram Rosa de Luz
  • Facebook Rosa de Luz