top of page

Nhe'éry, plantas e literatura

A FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty uma grande oportunidade de ampliar a visão da natureza através da cultura.


Dois frascos de óleo essencial com lavanda atrás e título Validade dos óleos essenciais


Devido a pandemia FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty ocorreu de forma virtual entre novembro e dezembro de 2021. Como o próprio site diz o vírus colocou em evidência os problemas e dilemas atuais da humanidade, a começar pela desigualdade socioeconômica e pela destruição acelerada do meio ambiente. Ganha força, assim, a reflexão sobre outras maneiras de estar no mundo... É preciso urgentemente imaginar outras formas de vida, sem a centralidade no “humano”, preparando o terreno para evitar o agravamento da crise climática na qual o planeta já vive "


A inspiração deste ano para Festa literária, foi a floresta: "a diversidade, a colaboração em vez da competição, a capacidade regenerativa, a rede de comunicação estabelecida no ar e na terra entre as raízes das árvores e as hifas dos fungos, as alianças formadas por águas, pedras, plantas, ventos, insetos, pássaros e todos os viventes. Na pandemia, a humanidade reduziu sua mobilidade e experimentou temporalidade menos frenética, que são características mais associadas ao reino vegetal. Chegou a hora de pensar e aprender com as plantas."


É ainda uma grande homenagem às vítimas da pandemia, em especial aos conhecedores, pesquisadores e mestres indígenas que detinham o conhecimento de muitos povos e tribos, a sabedoria de toda uma ancestralidade.


Nhe'éry é como o povo Guarani chama a Mata Atlântica, que quer dizer "onde as almas se banham".


Confesso que fiquei em dúvida sobre compartilhar, pensando que talvez em épocas de comunicação rápida, teria perdido o timing, mas acredito que tenham temas que nunca vão se esvaziar, muito pelo contrário. Nós terapeutas muitas vezes só olhamos para uma vertente, a planta que cura. Mas a FLIP é um convite para olhar além, é uma grande reunião literária, que nos traz a diversidade da floresta, refletida na diversidade de temas, opiniões reflexões e visões, através de um olhar simbólico e poético, englobando temas que ancestrais até os mais contemporâneos.


Se você quer ampliar a sua visão, essa é uma excelente oportunidade cultural, te convido a assistir os vídeos no canal do YouTube da FLIP.




21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page