top of page

Ingestão de óleos essenciais - parte 1

Posso ingerir óleo essencial ? Devo fazer ingestão de óleos essenciais?


Óleo essencial pingando numa colher
Ingestão de óleo essencial

Em todos os lugares é cada vez mais recorrente a pergunta "esse óleo pode ser ingerido"?


De forma generalista a resposta é sim, pois nós da Rosa de Luz, só trabalhamos com marcas que confiamos, mas as perguntas NUNCA deveriam parar aí.


"Posso fazer ingestão deste óleo essencial?" e lá vem a resposta padrão de pessoas que entendem do assunto, mas que a maioria não gosta de escutar "depende". Depende de quem é a pessoa? Isso inclui uma série de fatores, como idade, condição de saúde, se ela faz uso de remédios ou outros fitoterápicos, enfim por isso um aromaterapeuta faz anamnese, um roteiro de perguntas para entender a situação de forma ampla, indo desde saúde física até questões psicoemocionais, familiares, etc.... O objetivo dele é entender quem é você e o seu contexto específico, individual e único.


E mais uma perguntinha para fechar esse pequeno e simplificado exemplo, qual o objetivo que faz com que você acredite que precisa ingerir óleo essencial?


E mesmo considerando que você possa fazer ingestão e o objetivo tem como indicação a via oral, entram ainda outras perguntas. Qual a posologia, qual a duração do tratamento, existe algum tipo de carreador que seja mais indicado no seu caso para diluição?


Fora um aviso importante aos desavisados, para aqueles que resolvem comprar algo mais barato, espero que você não esteja ingerindo um óleo falsificado e até mesmo um sintético, que além de não alcançar o efeito desejado pode desencadear outros problemas e reações. Fiz uma série sobre qualidade de óleos no youtube, são só 4 vídeos (risos).


E um adendo você sabia que os óleos essenciais contêm centenas de componentes ativos que podem interagir com os remédios que você eventualmente está tomando, reduzindo ou anulando o efeito ou até mesmo potencializando, esta é a famosa interação medicamentosa. Aliás isso se aplica também a muitos fitoterápicos, portanto nem tudo que é natural deve ser consumido sem uma avaliação prévia.

Por todos esses motivos que aromaterapeutas sérios estudam e muito.


Agora infelizmente estamos vendo pessoas da área da saúde, a qual a maioria deposita sua total confiança, falando besteiras como um vídeo compartilhado nesta semana (que já foi banido do insta), falando que o óleo tea tree da marca x, não era tóxico porque sua extração era feita da parte da planta que não produz o tal componente, e portanto aquela marca poderia ser ingerida. Bom vamos por partes todo óleo de tea tree é obtido através das folhas e o que se espera é que ele tenha o tal componente que é o terpinen-4-ol. Pelo simples fato de que as indicações de uso são baseadas em especial na ação dessa molécula, que é um anti-infeccioso de largo espectro. Agora se o óleo dessa empresa não tem, só digo que medo, não imagino para o que ele sirva. Agora os estudiosos de plantão sabem que há restrições em especial no uso interno do óleo de tea tree, que devido a hepatotoxicidade desta molécula, deve ser utilizado com cautela e por um curto período.


Esse é o primeiro de alguns artigos que falarei sobre ingestão, você tem dúvidas deixe aí seu comentário.


Enfim a diferença entre poder e dever está aí para você avaliar. Mas mesmo assim te pergunto será que é necessário para o seu caso?


Nota: Se você já teve alguma reação adversa com o uso dos óleos essenciais, relate a Abraroma - Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia, essas informações são fundamentais para que o mercado entenda os casos de toxicidade com óleos essenciais e tome providências no sentido de dirimir os casos.



Abraços,


Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391


29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page