top of page

Entenda o que é um Absoluto ou ABS

Você já viu algum óleo que ao lado do nome vem uma inscrição ABS? Entenda qual a diferença.

Concreto de jasmim
Concreto de jasmim

Algumas pétalas de flores são tão delicadas, que não é possível utilizar a destilação para obter os óleos essenciais, pois este processo causaria danos para os compostos aromáticos dessas plantas. O processo de obtenção atual neste caso, foi inspirado num método bem antigo chamado enflourage, onde as pétalas recém colhidas, eram colocadas em bandejas sobre uma gordura animal ou vegetal, que servem de extrator puxando para sí os óleos essenciais. Era um método bem artesanal e trabalhoso pois as pétalas precisavam ser trocadas diariamente, por cerca de 30 ou 40 dias, até que a gordura ficasse saturada com óleo essencial. A esse resultado é denominado concreto, uma substância semissólida que além dos óleos essenciais, possuem ceras, triglicerídeos e flavonoides.


A este concreto é adicionado álcool de cereais e a separação dos óleos se dá por agitação, separando numa fase a gordura e outra o álcool com os compostos aromáticos, após a evaporação do álcool resta apenas o óleo essencial, denominado então absoluto ou na sua forma abreviada simplesmente ABS.

Atualmente na obtenção do absoluto, é utilizado a extração por solvente, em geral é utilizado hexano, onde as partes da planta que possuem as moléculas aromáticas são misturadas e deixadas em repouso por um período. O solvente é então removido por evaporação a vácuo, com o aquecimento em temperaturas abaixo do ponto de ebulição do óleo essencial. Outros citam um processo de congelamento para a separação, onde depois da mesma forma que anteriormente o concreto será diluído em álcool.

Importante ressaltar que o concreto também pode ser utilizado em cremes, óleos de massagem ou banho, aliás eles são muito valorizados pela perfumaria assim como os próprios absolutos.

Alguns autores não consideram os absolutos como terapêuticos, acreditamos que isso ocorra em especial por que anteriormente o veículo extrator utilizado era o benzeno, tido inclusive como substância cancerígena. Alguns fornecedores hoje citam que a quantidade de hexano que resta no produto final são muito pequenas, não apresentando nenhum risco ou toxicidade, considerando-os portanto tão úteis na aromaterapia quanto um óleo essencial obtido por destilação.

Um fato é que o absoluto é em geral, muito mais aromático que os óleos destilados, pois incluí moléculas mais pesadas o que torna o produto final mais denso, dificultando por vezes o uso do gotejador. Para facilitar o uso em geral encontramos duas dicas: a primeira consiste em aquecer o frasco em banho maria, ou retirar a tampa do gotejador e arrastar a quantidade necessária com um palito de dente.

Algumas plantas que possuem extração exclusivamente por esse processo são violeta, jasmim, frangipani, lótus mas também encontramos no mercado absolutos de plantas que também obtidas por destilação como rosa, lavanda, immortelle justamente pelo diferencial aromático.

Se por um lado pode ser um pouquinho mais difícil trabalhar com esses produtos mais densos, sem dúvida você pode ganhar e muito no quesito aroma... então experimente e divirta-se.

Fonte: Livro Base da Química dos Óleos essenciais e Aromaterapia de Adriana Nunes Wolffenbüttel, que você pode comprar na nossa loja.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page