top of page

Entenda o poder do reino vegetal

Poder da natureza e as diferenças entre Fitoterapia, Aromaterapia, Florais e Fitoenergética

A tecnologia, as pesquisas e a ciência nos trouxeram aparelhos e remédios alopáticos preciosos, dependendo da doença ou da necessidade, em alguns casos podemos dizer que indispensáveis. Mas como vimos na matéria anterior também existe o lado das empresas, do negócio e do lucro; pelo lado do paciente, a facilidade que algumas pessoas buscam inclusive através da automedicação. E até mesmo do não refletir em sí e sua postura perante a vida, e optar por apenas cuidar dos sintomas.

Em meio a este cenário, parece que duvidamos de tudo aquilo que é simples: o chá da vovó, as ervas dos xamãs, os banhos energéticos.

Mas o reino vegetal continua a nossa disposição, com a sua simplicidade de métodos, baixos custos, diversidade, facilidade e principalmente eficácia.

Vamos falar um pouco sobre essa diversidade:


Fitoterapia É o uso de princípios ativos armazenados nas plantas que possuem poder medicinal. Podendo ser utilizado na forma de infusões, sucos, alimentação, temperos, cataplasma, compressa, tinturas e extratos. Podendo ser utilizados com fins terapêuticos, mas a disponibilidade dos princípios ativos irão depender do veículo extrator.


Aromaterapia São os óleos essenciais extraídos das plantas ou parte delas, em geral através da destilação à vapor. Os óleos essenciais possuem uma alta concentração de princípios ativos, onde uma das principais características é o aroma. Esta terapia é utilizada para equilibrar a saúde física e psicoemocional através dos aromas e princípios fisio-químicos, tendo atuação inclusive energética.


Florais São essências vibracionais extraídas de certas flores. Essas essências limpam o canal de comunicação entre a personalidade e a alma, favorecendo equilíbrio e fazendo com que o melhor das nossas qualidades floresçam. Neste caso o tratamento é voltado ao emocional, psicológico e espiritual. Não há contra-indicações pois não possuem princípios ativos, são apenas energéticos.


Fitoenergética É quando uma pessoa apta ativa o potencial energético adormecido em algumas ervas, utilizado com o intuito de equilibrar o ser humano física e emocionalmente. Neste caso podemos ter chás, temperos, sprays para ambientes e também os famosos banhos energéticos.


Essas são algumas das possibilidades que temos de aproveitar a generosidade do Universo, que está constantemente vitalizando com o seu prana a sutileza do reino vegetal. A vibração vegetal, possui um canal direto com os nossos corpos sutis, que por afinidade geram a sua eficácia em última instância no corpo físico, acalmando nossos instintos mais primitivos e limpando o nosso acesso para a alma, enaltecendo os sentimentos e pensamentos nobres e salutares.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page