top of page

Desacelerar é preciso

Hoje em dia lutamos contra o tempo, a todo o momento, pois ele parece não ser suficiente para tantas coisas que temos que dar conta.


Folha, plantas medicinais
Plantas medicinais

E muitas vezes este sentimento de não dar conta vem exatamente de nós mesmos, que nos impomos um ritmo inalcançável, gerando um sentimento de frustração.


Outra questão importante é que a era da tecnologia é excelente, mas a quantidade de informações que tentamos absorver é imensamente superior a nossa capacidade. O fato de não pararmos em nenhum momento, faz com que o nosso rendimento e concentração decaiam consideravelmente, resultando no tão conhecido stress, aumentando ainda mais a nossa insatisfação com nós mesmos.


Julgamos que estamos diminuindo o ritmo, utilizando recursos como assistir tv, jogar, navegar na internet, entre outras atividades. Mas estes são falsos recursos, pois nossa mente não para de processar informações, e não descansa.

Como o próprio nome já diz eles entretêm a nossa mente, portanto, não estamos desacelerando, estamos vivendo no automatismo.

Desacelerar é sair do automatismo, é dar aquela pausa de cinco minutos, buscando ficar em silêncio ou escutar uma música calma, ficando apenas com você mesmo, com suas ideias, sentimentos, escutando suas reais necessidades. Além de esses cinco minutos poderem lhe proporcionar autoconhecimento, eles poderão ainda colaborar para o fato de quando você retornar as suas atividades será mais assertivo e o principal mais centrado.


Abraços desacelerados de

Janaina Sauer Rosa



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page