Curiosidades sobre plantas medicinais
- Janaina Sauer Rosa
- 24 de jun. de 2014
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2021
As plantas medicinais são aquelas que possuem substâncias químicas que são chamadas de princípios ativos, e podem nos trazer algum benefício terapêutico.

Os princípios ativos podem estar concentrados numa parte das plantas, ou seja, podem estar nas flores, folhas, raízes, casca, etc.
O uso mais comum das plantas medicinais é através da Fitoterapia, palavra composta por Phitos, que do grego quer dizer plantas, e terapia que, no dicionário médico, é a parte da medicina que pesquisa e põe em pratica meios para curar doenças ou atenuar dores.
Para o uso de plantas medicinais, é importante também estar atento a vários fatores: procedência, formas de uso, dosagem, armazenamento, extração dos princípios ativos e principalmente indicações e contraindicações. As plantas medicinais também podem potencializar ou reduzir os efeitos de remédios alopáticos.
Outro cuidado de extrema importância é comprar plantas com a identificação que deve, obrigatoriamente, ser através do nome científico. Somente assim temos garantido os efeitos estudados, evitando maiores riscos.
É importante ressaltar que nem tudo que é natural faz bem, pois existem muitas plantas que matam, dependendo da dosagem ou da planta escolhida.
Pessoas com crianças pequenas, por exemplo, devem evitar ter em casa a planta Comigo Ninguém Pode, que pode causar intoxicação e até levar a morte, especialmente para crianças abaixo dos 6 anos de idade que levam tudo à boca.
Muitos remédios alopáticos são desenvolvidos com base na reprodução de uma substância isolada: AAS – Ácido Acetil Salicílico, que tem como base o chorão, salgueiro ou Salix Alba, mas, algumas pessoas que possuem reação alérgica ao AAS, não apresentam a mesma reação ao chá do caule da planta.
Outros produtos industrializados são desenvolvidos com o uso de plantas medicinais, como o caso da pomada Acheflan, que usa a erva-baleeira (Cordia verbenacea), e é utilizada para dores musculares que foi desenvolvida através de um estudo realizado pela Unicamp.
Como você pode ver, o uso de plantas deve ter cuidados e precauções e principalmente, conhecimento. Por isso, sempre consulte um especialista e use com moderação as plantas medicinais.
Comments