top of page

Como armazenar óleos essenciais?

Alguns dizem que devemos guardar os óleos essenciais na geladeira. Até hoje não vi uma unanimidade nessa questão, vamos avaliar nesta matéria, os prós e contras.

Caixa para óleos essenciais
Caixa para óleos essenciais

Já falamos sobre validade dos óleos essenciais e também sobre o processo oxidativo, se você não leu ainda, basta clicar nas palavras e abrirá as matérias anteriores sobre o tema.


Muitas pessoas defendem guardar os óleos em geladeira, sim afinal alguns óleos como os cítricos e coníferas tem uma validade bem curta, dentre os defensores temos Robert Tisserand e Sue Clarke que defenda a tese no livro Química essencial para aromaterapia. Ela ainda lembra que alguns óleos poderão congelar ou até mesmo solidificar em baixas temperaturas. Ela também fala que um óleo rico em monoterpenos, moléculas altamente voláteis irão se deteriorar muito rapidamente se não forem refrigeradas. E cita que o ideal é que eles sejam usados no prazo de seis meses após a compra, mas que se foram armazenados e manuseados com cuidado o prazo pode ser estendido por até um ano.


Por outro lado, também já vi outros especialistas que acreditam que a variação de temperatura, entre ficar na geladeira e retirar, pode acabar sendo ainda mais danosa, acelerando a deterioração, além disso alguns citam que a interação do ar com o liquido frio é maior. E temos ainda mais impacto se a frequência de uso for muito alta.


Por essas e outras, que em aromaterapia sempre falamos que cada caso é um caso, mas percebemos que a frequência do uso é bem importante. Ou seja se você é um amante da aromaterapia e tem uma coleção de óleos, alguns raros e usa pouco, guardar na geladeira pode ser uma boa opção. Agora se você tem óleos onde utiliza diariamente talvez não seja uma alternativa, cabe a cada um avaliar inclusive a praticidade desta prática no seu dia a dia.


Mas agora você já sabe que tem que ter cuidado redobrado, em especial os óleos já citados, ricos em monoterpenos como limoneno e pineno que são considerados mais frágeis. Então minha sugestão é compre de acordo com o uso, guarde na geladeira ou simplesmente use num curto espaço de tempo.


Mas lembre-se também de um grande detalhe, se você trabalha com as questões energéticas, talvez não queira guardar na geladeira, já que ela é um dos aparelhos que mais emite ondas eletromagnéticas numa residência.


Eu como faço? Primeiro busco comprar e usar e além disso meu uso é diário e constante, tanto em atendimentos quanto clientes da loja que as vezes querem sentir algum aroma que não conhecem, então guardo minhas preciosidades dentro dessas caixinhas da foto, que também estão à venda na loja.


Espero que tenha lhe ajudado a refletir e escolher qual a melhor opção para você.

Tem dúvida ainda sobre a validade, leia esta matéria.



Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391




Fontes consultadas:

Clarke, Sue. Química essencial para aromaterapia. Editora Laszlo. 2020.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page