top of page

Aromaterapia no Globo Repórter 14/10/22

A mídia a serviço da informação, matéria destacou pontos importantes sobre os óleos essenciais.


Óleo essencial pingando num copo de água
Liliana Junger e a planta Pé de Pedestre

A reportagem enfatizou muitos pontos importantes com relação a aromaterapia. O poder do cheiro que nos trazem lembranças, altera nossas emoções, e seu poder terapêutico em tratamentos de ansiedade, estresse, depressão, pânico, dores e uma infinidade de possibilidades. Inclusive o uso gastronômico, como no caso dos chocolates da Therra, criada por Fabian Laszlo, é o uso dos óleos essenciais que chamamos de flavorizantes, que com conhecimento pode ser feito por todos.


A planta produz moléculas aromáticas voláteis que são sua forma de comunicação com seu meio, que são obtidas em geral pelo processo de destilação, dando origem ao óleo essencial. A matéria ainda destaca que são raros e caros, devido aquilo que chamamos de rendimento dessa destilação, dando como exemplo a rosa que precisa de toneladas de pétalas, para se obter um pouco de óleo essencial.


Dentre alguns profissionais destacamos a participação de Fernando Amaral (WNF) e um dos maiores especialistas do Brasil Fabian Laszlo (Laszlo, IBRA e Therra) que estudam, desenvolvem e trabalham há mais de 20 anos, com aromaterapia.


A importância do estudo em toda cadeia produtiva fica evidente, quando falamos de plantação, extração, química e usos, veja alguns pontos:

- a melaleuca que possui a molécula terpinen-4-ol que é utilizada no combate a micróbios e fungos e muito mais...

- os aromas enganam e nem tudo o que parece é, mostrou um óleo que tinha cheiro que remete ao capim cidreira, mas na realidade era um manjericão quimiotipo citral, uma variedade que possui o mesmo componente majoritário.

- cultivo da mesma planta em locais diferentes, como no caso das lavandas brasileira e francesa, quando ocorre essa alteração de local, mudam também o que chamamos de fatores abióticos que são todos fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, eles influenciam no crescimento da planta que irá responder de forma diferente, através da produção de outras moléculas.

- o que foi constatado pelo laboratório da UFMG, a lavanda francesa é rica em linalol e acetato de linalila que são calmante, analgésico e anti-inflamatório, lavanda brasileira é rica em cânfora e cineol poderoso expectorante útil em casos de tosse e coriza.


Dra. Mirra farmacêutica fala sobre a importância da qualidade do óleo, pois a composição do óleo é que determina as propriedades, sendo um fator de escolha por médicos e aromaterapeutas, pois presume-se que são profissionais que tenham estudado (as vezes desde botânica até química) para poderem indicar o uso correto de um óleo, seu uso e posologia para o caso específico daquela pessoa.


E podemos ver a aromaterapia implantada no SUS (Sitema Único de Saúde), um lindo trabalho de acolhimento em uma maternidade de Minas Gerais, realizado há 16 anos e o cuidado prestado por uma aromaterapeuta aos profissionais (médicos, enfermeiros e assistentes sociais), que atenderam numa unidade básica de saúde durante a pandemia, e imaginar que alguns nem sabiam sobre o trabalho dela e até duvidavam sobre o efeito de um "cheirinho". Mas tudo bem afinal como enfatiza Bettina Malnic da USP, muitas pessoas não tem consciência sobre o seu próprio sentido do olfato, a importância no dia a dia, sua importância para saúde e qualidade de vida.


Outro destaque é a cadeia produtiva e a oportunidade de trabalhar, desde a plantação, extração, comercialização até os laboratórios de análise. E outro destaque é o pessoal do laboratório de fitoterápicos, que ressalta que no início todos fármacos eram obtidos de plantas medicinais, sendo a origem do medicamento. E por vezes a sabedoria popular é comprovada pela ciência, como no caso da planta conhecida como pé de pedestre que acalma e é anti-inflamatória.

Lembrando a questão ambiental que é fundamental, a melaleuca renasce, mas nem sempre é assim como mostrado por Marcos sobre o rosmaninho ou pé de pedestre, que optou por fazer mudas pois a planta estava sendo extraída e sumindo do seu habitat natural a Serra do Espinhaço, é preciso ter consciência ao usar produtos naturais. E para mim uma das frases mais emblemáticas e do Arlen que disse "Você cuida da planta, para ela cuidar de você".


Obrigada a Globo, Sandra Annenberg, Liliana Junger e toda equipe que colaborou para a reportagem.


Clique e veja a matéria na íntegra.


Abraços,


Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391


54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page