top of page

Óleos Essenciais 10%

Você já viu algum óleo que ao lado do nome vem uma inscrição 10%? sabe o que isso quer dizer? São óleos essenciais diluídos a 10%, essa é uma forma de tornar acessível a compra de alguns óleos essenciais que tem um valor de mercado muito alto.

Óleo de Arruda 10%
Óleo Essencial diluído 10%

Algumas plantas possuem um rendimento muito pequeno na extração do óleo, o que faz com que sejam necessárias toneladas e toneladas de plantas para obtenção de um litro de óleo essencial. Por exemplo Fernando Amaral, no livro Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais cita que necessitamos de 3500 kg de pétalas de rosas para obtenção de um litro de óleo essencial.

Outros óleos podem ser caros pois a planta se torna rara é o caso do Sândalo Mysore (Santalum album).

Daí que surgiu essa opção de comprar um óleo essencial diluído, em geral a 10%, é isso que significa essa inscrição. Isso torna o produto economicamente mais acessível ao consumidor.

O que se espera é que as empresas que optem por esse tipo de comercialização tenham uma comunicação clara sobre isso.


Nós conhecemos a Laszlo que hoje disponibiliza vários produtos diluídos. Eles em geral oferecem esses produtos diluídos em miristrato de isopropila indicado no rótulo como Isopropyl Myristate, que se trata de uma substância natural, inodora, resistente a oxidação e a hidrolise, que não é irritante nem sensibilizante e ainda possui ótima absorção através da pele.


Tanto que quando consultamos o guia da EWG ele recebe nota 1, ou seja super seguro para uso.

Para trabalhar com um óleo diluído a 10%, na teoria você deve colocar 10 vezes mais, então se na sua receita vai uma gota do óleo para compensar você deveria colocar 10 gotas. Na prática muitas vezes isso não acontece, a maioria dos aromaterapeutas acaba utilizando menos, pois alguns desses óleos preservam em especial um aroma bem potente reduzindo desta forma o uso, mas isso depende não só do aromaterapeuta como também do objetivo da receita em questão.

Alguns óleos que você pode achar diluídos a 10% são: arruda, camomila, rosa, néroli, sempre viva - immortelle, pitanga e também alguns absolutos como jasmim, lótus, cacau, baunilha. E antes que você me pergunte sobre os absolutos, serão tema de outro post, ok.

Espero que isso ajude você a utilizar e conseguir comprar algumas dessas maravilhas para completar a sua coleção..



Janaina Sauer Rosa

Aromaterapeuta certificada pela Abraroma P245-C004

Terapeuta Holística - Sinaten CTN/SP 02391


338 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page