Já ouviu falar em Banho de floresta?


O que significa estar distante da natureza? Enquanto vivemos o nosso tempo nas grandes cidades de concreto, confinados em nossos pequenos apartamentos na frente dos nossos computadores "por escolha" tudo parecia estar bem. Sim entre parênteses, pois entramos no vai da valsa, e não paramos realmente para refletir sobre essa escolha, mas percebemos que há algo errado, vivemos cada vez mais doentes, sem tempo, estressados e desvitalizados. Agora com pandemia, sem escolha fomos literalmente obrigados a ficar confinados em nossa pequena casa, aí sim alguns sentiram muita falta de sentir a terra sob os pés, sentir a energia do sol, admirar o céu aberto, a falta do verde dos parques, do interior ou das cidades litorâneas, enfim qualquer coisa que não fosse concreto.


Você já deve ter escutado e agora provavelmente percebido que o contato com a natureza faz com que você se sinta melhor, seja fisicamente te deixando mais relaxado e ao mesmo tempo mais disposto, mas também emocionalmente mais sereno, tranquilo e equilibrado. Enfim não faltam adjetivos para essa convivência vitalizadora e foi isso que se descobriu com o banho de floresta.


No Japão, se pratica o shinrin-yoku, shinrin em japonês significa "floresta" e yoku significa "banho". Portanto, shinrin-yoku banho de floresta. O banho de floresta significa estar presente e voltar todos os seus sentidos para esse meio, a visão, audição, paladar, olfato e tato. Esta é a chave, deixar a natureza conversar com você através dos seus sentidos.


Em seus estudos, Qing-Li lista verificou que há muitos benefícios, o banho de floresta reduz a produção de cortisol principal hormônio causador do estresse, diminui a pressão arterial, além dos sintomas de ansiedade, fadiga e irritação.


Talvez não seja tão fácil achar uma floresta, mas sem dúvida você pode treinar numa praça, num parque enfim, o importante é treinar voltar os seus sentidos para o momento presente, para o seu no meio e até mesmo quando você não consegue estar na natureza. Quando você se põe em contato com o aqui e agora, você também reduz sua ansiedade e aproveita mais o momento. Pratique isso inclusive quando você for utilizar um óleo essencial e lembre-se, ele pode te remeter a "sua floresta".


Desfrute os momentos, já que não temos controle de nada nesta vida.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo