Curiosidades sobre óleos essenciais

Atualizado: Out 12

Quando as pessoas começam a conhecer a aromaterapia surge uma série de dúvidas sobre óleos essenciais, então vamos tentar desmistificar algumas dúvidas.


Método enflourage

Quando as pessoas começam a conhecer a aromaterapia surge uma série de dúvidas sobre óleos essenciais, então vamos tentar desmistificar algumas dúvidas.

Uma pergunta comum é porque os óleos são comercializados em pequenas quantidades, considerando que as embalagens em geral possuem 10 ml, 5 ml ou 2ml?


Isso ocorre porque os óleos são 100% naturais e tão concentrados que uma gota de óleo essencial equivale em média a 25 xícaras de chá, está é uma metáfora que utilizamos para indicar sua potência. Por isso que sempre devemos utilizá-los diluídos em um veículo carreador: óleo vegetal, creme, gel, álcool, a fim de evitar alergias, danos à pele ou qualquer tipo de reação.


Muitas pessoas também comparam o preço dos óleos essenciais com as essências: enquanto 100 ml de essência custa entre 10 e 15 reais, o óleo essencial tem um preço médio entre 15 e 70 reais.

Lembrando que os óleos rendem quando diluídos corretamente e possuem efeito terapêutico que as essências não possuem.


Mas alguns óleos possuem preços bem mais altos como óleo de néroli (flor da laranjeira), jasmim, rosas, entre outros, alguns porque possuem um método de extração quase artesanal chamada enflourage, onde as pétalas são colocadas sobre uma placa de gordura para que essa absorva o odor e as propriedades das flores e depois a gordura é filtrada e destilada até se obter o óleo das flores. Além do método não podemos deixar de levar em conta que para se obter um litro de óleo de rosas são necessárias 8 toneladas de pétalas de rosas.


Deu para perceber que se tratando de óleos essenciais menos é mais!




Siga

  • YouTube Rosa de Luz
  • Instagram Rosa de Luz
  • Facebook Rosa de Luz