Janaina Sauer Rosa

17 de set de 2014

Respirando melhor com óleos essenciais

Atualizado: 12 de out de 2020

Já entendemos na matéria passada o significado de alguns problemas respiratórios, e hoje falaremos sobre os óleos essenciais que podem auxiliar no tratamento das causas e também no alivio dos sintomas.

Óleos essenciais para problemas respiratórios

Todos os óleos essenciais que possuem forte atuação no sistema respiratório, além de propriedades antivirais, bactericidas, antifúngicas, antissépticas, que auxiliam a tratar dos sintomas. Esses óleos também possuem uma ação emocional, que são de extrema importância para tratar as causas que estão por trás destes problemas.

Gripes e Resfriados

Óleos que auxiliam na organização mental:

- O Eucalipto Glóbulos serve para quem está sem rumo, nos traz direcionamento, determinação e foco;

- O Hortelã Pimenta atua como descongestionante mental e é excelente para quem se sente sobrecarregado;

- O Limão organiza e clareia as ideias, ajudando a ter foco e concentração;

- O Tea Three ou Melaleuca estimula o sistema imunológico e também nos dá uma sensação de proteção, limpando o ambiente, o corpo e a alma;

Coriza

São óleos que auxiliam em casos de tristeza: cedro, em especial quando há perdas irreparáveis (emprego, falência, falecimento, etc); e o cipreste que traz conforto e paz para as pessoas que são ou estão introspectivas e para os demais tipos de perda ou rompimentos.

Congestão Nasal e Tosse

O Pau Rosa nos torna mais flexíveis, eliminando bloqueios e crenças. Já o Olíbano nos ajuda a ter mais fé, favorecendo a respiração. A Pimenta Negra é um grande descongestionante, mas deve ser utilizado em quantidade reduzida, por ser extremamente forte.

Rinite

A Canela auxilia a dissipar a rigidez com nós mesmos, e o Olíbano também pode ser útil por proporcionar relaxamento.

Sinusite

Expectativas frustradas normalmente nos trazem insegurança e um óleo indicado neste caso é a Copaíba.

Bronquite

A Laranja Doce é muito útil em especial para as crianças que querem chamar a atenção e para as pessoas que se isolam, pois é um óleo leve que promove alegria. A Lavanda nos ajuda a equilibrar o nosso eu interior. Já a Litsea Cubeba nos dá mais leveza para lidar com a vida e o Tomilho também possui excelentes propriedades broncopulmonares.

Pneumonia

O Alecrim serve para casos em que a apatia toma conta, podendo-se também usar a Bergamota, que é um excelente antidepressivo. Já o Limão pode ser útil quando a pessoa demonstra frieza emocional.

Podemos escolher de 3 a 5 óleos que julguemos os mais adequados para elaborar uma sinergia. Busque sempre incluir um ou mais óleos da categoria gripes e resfriados. A sinergia poderá ser utilizada de diversas formas, como:

Inalação: 1 gota da sinergia no inalador comum, ou aqueça 100 ml de água e coloque 7 gotas da sinergia, cubra a cabeça com uma toalha e mantenha os olhos fechados.

Banho: pingue antes do banho algumas gotas nos cantos do box, e o aroma irá penetrar pelas vias olfativas aproveitando o vapor quente do banho.

Difusor elétrico: pingue 5 gotas.

Aromatizador pessoal: pingue duas gotas da sinergia.

Aromatizador Ambiental: em 100 ml de álcool de cereais, coloque 30 gotas da sinergia.

Escolha os seus óleos e mãos a obra, mas, caso prefira comprar um produto ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

196
1